sábado, 12 de julho de 2014

Curiosidades Judaicas | Seia




SANTA MARINHA



Freguesia portuguesa na região da Beira pertencente ao concelho de Seia, com cerca de 1.000 habitantes e que faz parte da área urbana do município.




Santa Marinha foi vila medieval e sede de concelho, extinto na reforma administrativa de 1836. Em 1150 recebeu o seu primeiro foral, sendo concedido o segundo por D. Manuel I em 1514.

A presença judaica nesta vila destaca-se pelo seu elevado conjunto de sinais, marcas e cruciformes atribuídos aos Judeus ou cristãos-novos.



Casa judaica de Santa Marinha (Seia)
Clique na imagem para aumentar


A Judiaria de Santa Marinha abrange o conjunto de sinais e marcas, arquitetura e património construído em que se incluem solares, espaços públicos, o Pelourinho, bem como o edifício da antiga Câmara e Cadeia. 




Pelourinho Santa Marinha (Seia)


A tipologia arquitetónica das habitações dos mercadores tradicionais da judiaria é muito variável, notando-se a dupla funcionalidade das casas: para residência, para arrecadação e loja/oficina e, possuindo, nalguns casos, pátio.



Casa residência/oficina (loja) Manuelina






 A foto desta casa de Santa Marinha, serve apenas para mostrar como seriam estas habitações "multiusos", não tenho qualquer indicação que tenha pertencido a um judeu ou cristão-novo.





Numa das casas medievais que apresenta diversos cruciformes e outras marcas; e é possível ver um armário como sendo um Hekhal/Aron Ha-Kodesh. De resto, outra das casas existentes no lugar de Casal de Santa Marinha existe uma casa que possui o pentagrama e cruciformes. (Sem foto disponível)




Fontes:


Por Caeiro


Sem comentários:

Enviar um comentário