Matot
Ruben e Gad |
Gravura de Arthur Boyd Houghton
No final da parsha desta semana
(Capítulo 32), pode ler-se a questão do pedido feito pelas tribos de Ruben e
Gad.
Dado que eles tinham mutos animais com
grande necessidade de terra e pastagens eles pediram permissão para se
radicarem no outro lado do Rio Jordão em vez de entrarem na Terra de Israel
propriamente dita. O seu pedido foi atendido por Moisés depois de lhe terem
assegurado que ainda assim não deixariam de ajudar o resto da nação a estabelecer-se
em Israel.
Nesta imagem de
satélite, o Rio Jordão aparece perto do centro como uma linha vertical que liga
o Mar da Galileia, ao norte com o Mar Morto, ao sul.
O que perturba muitos comentadores é o
que se segue. O verso 33 diz: “Moisés deu aos descendentes de Gad e aos
descendentes de Ruben e a metade da tribo de Manassés, o filho de José, o reino
… as cidades dos territórios circundantes.”
Porque é que a tribo de Manassés se vê
agora incluída juntamente com as tribos de Ruben e Gad, ainda que não tenha
feito o mesmo pedido?
O Tzror Hamor, Rabi Abrão Sabá explica
que a resposta está nas próprias palavras usadas no verso que refere a Manassés
como o filho de José.
Quando José sentiu que o seu fim estava
a chegar, ele instruiu os seus irmãos a esperar até à altura do Êxodo, e levar
nessa altura os seus restos mortais na jornada na direcção da Terra Santa. José
queria permanecer no Egipto com o Povo Judaico enquanto o exílio durasse.
Yosef | Pintura de Shoshannah
Brombacher
José, que é universalmente referido como
“Yosef Hatzadik” – José o Justo [Santo] pela sua constante consciência da
presença Divina mesmo nas mais difíceis circunstancias como era o caso da
estadia no Egipto.
Tanach ensina que "Tazdik yesod
olam" – o Justo é o alicerce do mundo, (Mishlei – Provérbios 10:25). Foi a presença de José no Egipto que inspirou
os Judeus durante a escuridão e a amargura do exilio.
Assim, continua o Tzror Hamor, é essa a
razão pela qual metade da tribo de Manassés (uma parte dos descendentes de José
proporcional às duas tribos que pediram para ali viver) foi incluída com
aqueles que ficaram do outro lado do Jordão.
Uma vez que eles iriam viver fora da
Terra de Israel propriamente dita, Ruben e Gad necessitavam da protecção
espiritual e da inspiração trazida pelo espirito de José, o Tzadik que
permanece connosco em todos os exílios.
Shabat Shalom!
Cortesia do Rabbi
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com
Imagens:
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