sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cartas de Lisboa | Toledot


Toledot

Esau Selling His Birthright (painting circa 1627 by Hendrick ter Brugghen)


Qual é a virtude de chegar em último lugar? Por que é que alguém iria ter orgulho em ficar para trás? No entanto, é isso que nos é dito esta semana na Parashat e que foi assim que Yaakov adquiriu o seu nome. Yaakov nasceu agarrando o calcanhar do seu irmão Esaú, e por isso foi nomeado Yaakov, que deriva da palavra Aikev - calcanhar.





Por que alguém tão especial como Yaakov recebeu tal nome?







O Tzror Hamor retrata esta questão no seu comentário da Parashat e oferece uma explicação fascinante sobre " a vida em camara lenta. "

Em "Olam Hazeh ", no mundo material em que vivemos, Essav está sempre à frente. Não apenas na ordem de nascimento, mas na prosperidade física e força bruta. "Yaakov" tal como todo o povo judeu, sofreu uma turbulência constante.


É por isso que o nome "Yaakov" faz sentido. Enquanto o " de Essav " está zunindo, e é preciso lembrarmos sempre de proceder como planeado. Também nós devemos usar a Torá e as Mitzvot como nosso guia, porque o sucesso não se mede pelo que recebemos na linha de chegada em primeiro lugar.



Reconciliação entre os dois irmãos aqui retratado nesta pintura de Rubens


Na verdade, essa ideia parece ser debatida por Yaacov e Essav na próxima Parashat. Após o confronto épico, onde Essav "cumprimenta" Yaakov com quatrocentos homens, em que os dois acabam apenas por trocar palavras de irmãos.

"Deixe-me ir junto e ajudá-lo", diz Essav, oferecendo-se para viajar com a família de Yaakov. Mas Yaakov recusa a oferta, respondendo: "Eu vou viajar lentamente"As palavras de Yaakov contêm uma mensagem muito profunda, encarnada pelo significado do seu próprio nome.




Pintura de Francesco Hayez


A nossa missão na vida não é ser o mais rápido, o mais forte, ou o melhor, mas sim percorrer o caminho da Torá e mitsvot, fazendo o que é certo, não importa "o ritmo".


Cortesia do
Rabbi Eli Rosenfeld
Shabat Shalom!

E por fim deixo-vos com um pequeno vídeo, para crianças e adultos com um resumo muito simples da Parashat:



Fontes das imagens e vídeo:




Sem comentários:

Enviar um comentário