domingo, 17 de novembro de 2013

Lavagem ou purificação das mãos?



Netilat Yadayim



Pergunta:

Qual é o significado da lavagem ritual das mãos antes das refeições? Era alguma antiga versão de higiene judaica?


Resposta:
 
Uma das leis da lavagem ritual das mãos é que as mãos devem estar completamente limpas antes de você as lavar. Primeiro você limpa as mãos de qualquer sujidade, e só então derrama água de uma caneca três vezes sobre cada mão.





Vamos ver como se faz:




Isso é ridículo: o pré-requisito para lavar as mãos é que elas estejam limpas? A lavagem ritual das mãos não tem efeito visível. Aparentemente, nada faz. Então por que o cumprimos? A lavagem das mãos antes das refeições não tem nada a ver com higiene.

Não se trata de limpeza; É sobre santidade.


A limpeza é um estado físico. Ao remover a sujidade você fica limpo. Porém a santidade é um conceito puramente espiritual. Santidade significa um senso de algo mais além, mais elevado, algo com um propósito mais alto. Você pode estar completamente limpo, mas isso não significa que está sagrado.

Pode haver duas pessoas trabalhando lado a lado. Ambas são honestas e boas. As duas estão limpas. Não há diferença visível entre elas. E apesar disso uma usa sua riqueza para ajudar os pobres e necessitados, enquanto a outra acumula riqueza puramente para si e para sua família. Este último também está limpo. Não é um homem mau. Porém não é sagrado.



Jerusalém Velha - Bairro Judeu - pia para yadayim netilat - ao lado da sinagoga Ramban 
(Crédito da foto Wikipedia)



Você pode ter dois pratos de comida. Ambos são compostos de ingredientes saudáveis e preparados segundo os mais altos padrões de higiene. Não há diferença visível entre eles. E apesar disso num prato há comida casher, no outro não. A comida casher não é mais saudável ou mais limpa. É sagrada. É preparada segundo os padrões Divinos com um propósito mais elevado em mente.


A santidade significa conectar-se com algo mais elevado. Significa viver com a percepção de que nem toda a sujidade é visível, e nem sempre vemos o efeito das nossas acções. Portanto, antes de iniciar uma actividade física, antes de consumir o fruto do nosso trabalho, lavamos as nossas mãos.



Talvez elas já estejam limpas, mas devemos assegurar que elas também estejam puras e sagradas.



Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário