quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O Compositor Ernest Gold






Ernest Gold (Ernst Sigmund Goldner nasceu a 13 de Julho de 1921 e viveu até 17 de Março de 1999). Ernest foi um compositor americano.






Gold nasceu em Viena, Áustria e mudou-se para os EUA em 1938, após o Anschluss da Áustria (seu avô paterno era judeu). Gold escreveu cerca de 100 filmes e fez televisão entre 1945 e 1992. As peças que o tornaram conhecido foram: Too Much, Too Soon, Exodus, It’s a Mad Mad Mad Mad World, On the Beach, A Child is Waiting, As Loucuras de Dick e Jane, e Boa Sorte, senhorita Wyckoff.




As contribuições de Gold foram reconhecidas com quatro Óscares e três nomeações para o Globo de Ouro. Em 1960 ele ganhou o Globo de Ouro de Melhor partitura para um filme de 1959 - On the Beach, e ganhou um Oscar, um ano depois de Melhor Música: A pontuação de um quadro dramático ou comédia, por Exodus. O seu trabalho em  -  On the Beach também ganhou um Prêmio Grammy de ouro. O Hollywood Walk of Fame também o reconheceu com uma estrela na famosa Hollywood Boulevard. Gold compôs a música em 1968 para o musical na Broadway  -  Eu sou Salomão.  As suas obras clássicas também incluem um concerto para piano, um quarteto de cordas e uma sonata de piano.


Ele foi casado três vezes, o seu segundo casamento foi com a cantora / atriz Marni Nixon de 1950 a 1969 e tiveram três filhos, incluindo músico Andrew Gold (compositor de " Lonely Boy "e" Obrigado por ser um amigo.

Marni Nixon e Andrew Gold


Ernest Gold morreu em 17 de Março de 1999, em Santa Mónica, Califórnia, na idade de 77 por complicações após um acidente vascular cerebral.



Fontes:






Sem comentários:

Enviar um comentário