quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sinagoga de Besançon





A Sinagoga de Besançon (em francês: Sinagogue de Besançon ou synagogue israélite de Besançon) de Besançon, França, é a única sinagoga de rito ashkenazi em funcionamento na cidade atualmente, servindo à comunidade judaica local.




Localizada na doca de Strasbourg, foi construída de acordo com os projetos de Pierre Marnotte, entre 1869 e 1871. Atualmente está dedicada à memória daqueles que deportados que foram vítimas do Holocausto. O edifício tem uma arquitetura árabe-andaluza.



Desde as origens da Revolução Francesa

No Séc. XIV, Besançon e os seus arredores eram uma localização privilegiada em rotas comerciais entre a Itália e a Alemanha. Sabe-se que lá foram instaladas em 1393, doze famílias judias. No ano seguinte, o rei Carlos VI expulsa os judeus de seu reino. O duque Filippe le Hardi faz o mesmo em seu ducado de Borgonha. Mas acontece que Besançon, é uma cidade imperial e não é então atingida por essas medidas e, portanto, vai servir como um refúgio para os judeus expulsos de estados vizinhos.




O primeiro cemitério judaico está localizado em Calmoutier, no norte da cidade: a comunidade foi formada por açougueiros, banqueiros, ourives, etc.

Em 1465, a cidade vende as terras comunais para o cemitério judaico.
Em 1693, os registros das deliberações municipais proíbe que os comerciantes judeus na cidade de trabalharem sem primeiro se registrarem, eles foram proibidos também, de passar mais de três dias nas cidades, e não podem fazer qualquer venda ou prestar qualquer tipo de serviço a um administrador ou inspetor municipal.

A 08 de Maio de 1736, os judeus de Metz recebem a autorização para o exercício do comércio, mas ainda tem a proibição de permanecer por mais de três dias, até Setembro de 1791, os judeus só obtêm a cidadania francesa, após a vitória da Revolução Francesa.

Os pogroms eclodiram depois sobre a Alsácia, os judeus são cruelmente enforcados em ganchos de pendurar carne, os sobreviventes fugiram e foram ao encontro das suas famílias do sul e muitos vêm de Besancon.
Em 1792, essas famílias lfizeram uma petição na cidade para a instalação de uma sinagoga, logo após obtiveram permissão para exercer o culto no antigo Convento de Cordeliers (na Plaza del Collegio St-François Xavier, em seguida, tornar-se o Lycée Pasteur). Mas muito rapidamente, essas famílias são atacadas por um jornal jacobino "La Vedette", que critica a sua contínua lealdade ao judaísmo e seu respeito pelo sábado. Em 1793, eles são forçados a fechar os lugares de oração.




Interior da Sinagoga

Em 1808, as estruturas das comunidades judaicas estão profundamente alteradas, passando para uma organização central à qual aderem as diferentes comunidades. Por decreto de 24 de Agosto de 1857, Commonwealth de Besançon é ratificado no consistório de Lyon e depois de algum  tempo foi  anexado ao distrito de Nancy. O número de famílias judias que se instalaram em Besançon aumenta de forma constante com o estabelecimento de um decreto imperial rabínico de 1 de Agosto de 1864.

O primeiro foi Jacques Auscher, Chefe Rabi  na aldeia de Saint Etienne, que na sua chegada encontrou uma pequena sinagoga com  uma centena de judeus ricos que a tinham mandado  construír em 1831 ao arquiteto Marnotte e está localizada no nº 19 da Rua Madeleine , com uma frente caracterizada por janelas em arco.

Ao ver o estado de envelhecimento da sinagoga e tendo em conta o crescimento das famílias judias em Besançon (120 representando 650 pessoas) , o Rabino Auscher Besancon toma como prioridade a construção de uma nova sinagoga a 17 de Outubro 1865, decidiu então adquirir um terreno na esquina da Morand e Proudhon, no novo bairro de Clos St-Amour, e o edifício fica a cargo do arquiteto M. Hirsh Lyon um profissional extraordinário.

Proprietários de imóveis adjacentes expressam de imediato a sua oposição a esta medida, argumentando em sua oposição de que a terra deve ser para casas afetadas. O Conselho da Cidade pediu à comunidade para encontrar outro local para a sua sinagoga. Finalmente foi decidido o edifício no Quai importante Napoleão. Um decreto imperial de 22 de Maio de 1867 que autoriza a aquisição de terras e da comunidade confiada com o projeto de construção e delega ao arquiteto Marnotte, que o construa dizendo: " o templo tem que ser suficiente para o presente e o futuro" e tem que ser "um monumento estilo mourisco. "
Em 18 de Novembro de 1869, a sinagoga foi inaugurada com grande alegria e apelo popular. No banquete cerimonial de abertura, Véu-Picard doou à Sociedade Beneficente da Comunidade, a soma de 1.000 francos e disse: "Este valor é para ser distribuído às famílias católicas e protestantes carentes da cidade."

A SINAGOGA



Quem olha pela primeira vez a fachada da sinagoga fica intrigado com o destino do edifício. Se não fosse pelas Tábuas da Lei esculpidas para adornar sua fronte, nenhum outro elemento arquitetónico se refere ao judaísmo.

Ninguém sabe os motivos que levaram a comunidade de Besançon a escolher este estilo único na Europa, as cúpulas, esculpidas com frisos geométricos, elementos arquitetónicos são inspirados e encontrados em certas mesquitas. Você entra por uma porta de duas folhas decoradas com vitrais nas suas partes superiores. De cada lado do corredor uma escada leva às galerias reservadas para mulheres.


Uma luz brilha diante da arca suspensa e sem interrupção, é a luz eterna "Ner-Tamid você (la lumière éternelle)", que simboliza a luz eterna do Templo de Jerusalém.



O TEVA
A palavra Teva, significa o peito e é lá que são colocados os rolos da Torá. O Besancon Teva é um armário de madeira com portas de correr e esculpidas pinturas que dão um efeito policromio espetacular. A Teva é posicionada num local embutida na parede e é coberta e separada da sinagoga por um pano chamado parochet.


A Teva mantém muitos rolos da Torá, que são o "tesouro" da Comunidade e que foram salvos da destruição durante a ocupação alemã graças aos esforços conjuntos do arcebispo de Besançon, o Sr. Dubourg, e seu amigo de infância Dr. Maxime Rémillet Druhen e Chanoine, pastor da igreja de Sainte-Madeleine. Eles mantiveram os preciosos rolos da Torá na igreja.

O projeto da sinagoga de Besançon é característico das sinagogas francesas do século XIX. A iluminação natural é garantida por cinco cúpulas de vidro dispostas ao longo do eixo central. Tem vinte e quatro vitrais de formas diferentes, com padrões de estrelas, cor das paredes da sinagoga em dois níveis, bem como a luz e a cor do átrio que vai até às escadas para as galerias.


As cúpulas e os belos vitrais iluminam esta sinagoga de Besançon com uma luz doce, propícia à oração.

O NER-Tamid
Uma teia pendurada na frente de Haron Hacodesh brilha sem interrupção.
É o Tamid Ner (luz eterna) que simboliza a luz eterna do Templo de Jerusalém.



Sem comentários:

Enviar um comentário