Rabi
Shemuel Eliezer Eidel's
Hoje, dia 5 de Kislêv de 5773 da era Judaica, é
o seu yahrtzeit (data de falecimento). Este rabino era conhecido pelo acrônimo
"Maharsha".
O grande rabino Gaon Shmuel
Eidels nasceu em Cracóvia no ano de 5315 (1555). Em jovem, ele
viajou para Posen onde se casou com a filha do Reb Moshe Ashkenazi Halperin.
Sua mãe Rebetsin Eidel que era muito rica e por cujo nome o rabino se tornou
conhecido como "Eidels, apoiou-o e a todos os seus numerosos estudantes
durante 20 anos, entre 5345 (1585) e 5365 (1605). Depois de sua morte, o
Maharsha ficou sem apoio financeiro e foi forçado a aceitar uma posição de
Rabbanus, na cidade de Chelm.
No ano de 5374 (1614), quando o Maharsha fez
59 anos de idade, tornou-se Rav em Lublin, e depois com a idade de 70 (em
5385/1625), foi o Rav em Ostrow, onde fundou uma grande Yeshiva. No batente de
sua casa (que foi incendiada em 5649/1889) gravou um verso de Iyov:
"Fora não dormirá o estranho, a minha
porta eu irei sempre abrir para o convidado."
O Maharsha compilou duas obras famosas no Talmud :
'Chidushei Halachos' e 'Chidushei Agados'. Em Chidushei Halachos, um dos
Sefarim mais utilizados desde os tempos do Talmud, ele expõe sobre as palavras
do Gemara com profundidade intensa e nitidez. Na sua introdução, ele diz que
prefere ser breve e que não se irá alongar muito nas suas discussões. E de fato
os seus comentários consistem em explicações muito curtas, na medida em que,
por vezes, é difícil entender o seu significado. Por várias vezes, ele termina
seu discurso com as palavras "Vedok" (l'dakdek bedavar - a questão
precisa de esclarecimento) ou 'Vekal "(kal lehavin, fácil de entender).

O Maharsha participou do famoso 'Vaad Arba
Aratzos' (Comité das Quatro Terras) no ano de 5350 (1590).
Duas páginas do livro "Vaad Arba Aratzos”
(…) O Maharsha foi tido em alta estima por
todos os estudiosos gigantes da Torá ao longo das gerações. O rabino Yonah
Lansdorfer instruiu seus filhos a mergulhar profundamente nas palavras do
Maharsha, já que "Suas explicações estão escritas com uma brevidade espantosa,
estão profundamente enraizadas nas verdades da Torá, e sem a ajuda de Ruach
HaKodesh (inspiração divina) teria sido impossível para um mero mortal ter
produzido um Sefer de tal calibre ". Rav Avraham Yeshaya Karelitz, o
reverenciado "Chazon Ish", escreveu em uma de suas cartas, que eram os
estudos dos comentários do Maharsha que sempre o levavam para as vias de uma
explicação clara do Talmud.
Os dois Sefarim famosos do, Maharasha
Chidushei Halachos e Aggados Chidushei, foram escritos separadamente e também
foram impressos separadamente. Isso apesar do fato de que o Maharsha tinha destinado
para mais tarde, que ambos fossem combinados.
Maharsha
repreendeu as pessoas da sua geração que eram negligentes com os vários
mandamentos: Ele falou contra aqueles que bebiam vinho até à intoxicação em
Motzaei Shabat no Seudah de Melave Malka, negligenciando assim,a mitsvá de
Krias Shemá antes de dormir e, além disso na tarde no dia seguinte eles teriam perdido o momento de Krias Sema e
Tefilla.
O rabino também combatia fortemente a busca de
luxos no que diz respeito a roupas e casas; ele lamentava a falta de respeito pelos
eruditos da Torá e era também contra à falta de ética dos negócios impróprios. Estes
eram, de entre muitos, assuntos que o perturbavam muito.
Muito atual este Maharasha, não concordam?
ZD
Chiddushei Aggadot
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