sexta-feira, 31 de julho de 2015

Cartas de Lisboa | Vaetchanan‏




Vaetchanan




"A partir de aí procurarás o Senhor vosso D-us e encontrá-lo-ás se O procurares com todo o teu coração e toda a tua alma." (Devarim 04:29)



Este é um verso da nossa Parsha claro. Se buscarmos D-us, vamos seguramente encontrá-Lo.


O que precisa de ser esclarecido é a expressão "de aí." A que é que o verso se refere? A que local ou que situação se refere?


Muitos comentaristas entendem a expressão "de aí" como uma situação em que erramos. A Torá estaria portanto a incentivar uma pessoa que fez más escolhas para retornar a D-us.


Dom Abarbanel questiona esta premissa. O verso seguinte diz: "Quando estiveres em perigo... voltarás para D-us."


Que sentido faria ter ambos os versos a descreverem a mesma experiência?


Assim, explica Dom Abarbanel, "de aí" significa algo completamente diferente. É uma referência diz ele, aos membros do Povo Judeu forçados a deixar publicamente a sua fé. É para essas pessoas que o versículo chama "A partir de aí você procurará D-us."


É por isso que, diz Dom Abarbanel, o verso continua "com todo o teu coração e toda a tua alma." Embora limitados na sua capacidade de expressar em comportamentos os seus compromissos mentais, D-us garante-lhes que Ele ouvirá o chamamento do seu coração e da sua alma.


Vamos honrar todos aqueles que permaneceram fiéis a D-us com o coração e alma fazendo o que eles queriam fazer mas não conseguiram. Exibindo orgulhosamente a nossa identidade Judaica ao estudarmos a Torá e ao executarmos os Mitzvot.


Shabat Shalom!




Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld

chabadportugal.com

2 comentários: