quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Cartas de Lisboa | Reflexões sobre a Torá.




A Torá



Em honra de Simchat Torah - o dia de grande alegria, é o dia em que completamos a leitura da Tora e recomeçamos a sua leitura novamente. O que aqui vos vou apresentar é uma coleção de pensamentos sobre a Torá.

Estas ideias resultam dos escritos de alguns dos maiores líderes judeus que estão conectados com Portugal. 



"O estudo da Torá cria unidade. Enquanto o povo judeu estiver com a Tora, todos nós estaremos unidos como um só. E é este o motivo por que temos a Torá."

O rabino Yaakov Tsemach, (nascido em Lisboa emigrou para Israel, tornando-se um grande cabalista.)




 "Os ensinamentos da Torá são comparados a uma chama ardente. Ao ligarmo-nos a ela, seremos aquecidos pelas suas lições de vida."


"A sabedoria da Torá é a nossa mercadoria. Durante os tempos de exilados, é a Torá e a sua verdade eterna, que partilhamos com os nossos vizinhos, onde quer que estejamos."


- Rabino Don Isaac Abarbanel, (Nascido em Lisboa em 1437) 




"Estudar só é possível sem professores. É nos tempos difíceis e quando estamos sozinhos, que com verdadeiro esforço e foco, a nossa conexão pessoal com a Torá é revelada."

- Rabbi Avraham Sabba, (Mudou-se para Portugal em 1492) 





"Escrever sobre ciência e astronomia me qualifica para gravar a ordem de transmissão da Torá. A Criação surpreendente de Deus, e todas as maravilhas do mundo, são registradas na Torá."

- Rabbi Avraham Zacuto, (famoso astrónomo e guia para os descobridores mudou-se para Portugal em 1492.) 




"Após a conclusão da Torá, nós imediatamente recomeçamos a sua leitura. A conclusão da Torá, que descreve a vida de Moisés e todos os milagres, é uma unidade com a história da criação."

- Rabino Menashe ben Israel, (líder judeu e rabino Português, viveu principalmente em Amsterdão) 





"O que nós realizamos sobre as" Grandes Festas "com a oração, sobre Shemin Atzeret (Simchat Torá) é preenchido com alegria."

- O Rebe, (na sua grande obra, ". Hayom Yom" O Rebe, que fugiu da Europa durante a Segunda Guerra Mundial através de Portugal.

























L'Chaim e Chag Sameach!

Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com




Fontes das imagens:

Sem comentários:

Enviar um comentário