sexta-feira, 14 de março de 2014

Parashah desta semana:

Tzav


O dia 8 de Adar

Moshe Rabeinu, o professor e líder do Povo Judaico faleceu no dia 7 de Adar.

A jovem nação que ele liderou na saída do Egipto e através do deserto, está agora sem ele.
Como reagiram as pessoas? A quem recorreram procurando quem as guiasse?

Ao examinar este delicado período da nossa história, o Rebe de Lubavitch concentra-se num episódio ocorrido anteriormente, uma interacção entre Moisés e o seu mais devoto discípulo,Yehoshua - Joshua.




O Povo Judaico está a ser atacado, os exércitos de Amalek surpreenderam-nos, e então Moisés volta-se para Yehoshua para o instruir sobre o que fazer.

"Junta um grupo de pessoas e sai daqui para ires combater Amalek," estas palavras de Moisés para Yehoshua eram os planos de batalha. Yehoshua deveria deixar a “Nuvem” que rodeava o Povo Judaico e sair do nosso acampamento para ir combater Amalek.

Sob as ordens de Moisés, Yehoshua repele Amalek com sucesso, enquanto Moisés permanece dentro do acampamento a cuidar do resto do povo.

O Rebe, ao analisar esta história nota que Yehoshua apenas recebeu indicações gerais e que depois disso todos os detalhes em como lidar com Amalek ficaram ao seu arbítrio.

Assim, estava Yehoshua a agir sozinho? Obviamente que não, já que as acções estavam sobre a supervisão de Moisés. Ainda assim, os resultados finais foram alcançados por Yehoshua.




 O Rebe explica que cada missão tem dois aspectos. O objectivo geral e o modo específico em como o alcançar.

Do mesmo modo que Moisés deu a Yehoshua directivas gerais em como lidar com Amalek, os seus ensinamentos gerais e instruções gerais tinham sido articuladas com toda a clareza para o nosso Povo.


O dia 8 de Adar, o dia depois de Moisés ter falecido define-se pela necessidade de prosseguir pelos nossos próprios meios.

Não pelos nossos meios para determinar os nossos valores e objectivos já que estes foram claramente explicitados por Moisés. Pelos nossos meios, refere-se isso sim à responsabilidade de cada um de nós – cada um dos discípulos de Moisés em implementar o que ele nos ensinou.


Quando Moisés nos transmitiu a Torá, era da nossa incumbência integrar esses ensinamentos na nossa vida como Povo Judaico - a Torá e os Mitzvot.




A  passada semana foi uma semana muito difícil para a comunidade do Chabad Lubavitch.

Quatro dos discípulos do Rebe, emissários para ensinar e divulgar os ensinamentos da Torá e Mitzvot, como lhes tinha sido indicado pelo Rebe, faleceram subitamente.
Encorajamos todos a adicionar um Mitzvah em sua memória.

Que a memória de,

Rabino Daniel Moscowitz - Chicago IL,
Rabino Yisroel Butman - Nahariya Israel,
Rabino Moti Gal, Ramat Gan Israel
Rebbetzin Rashi Minkowitz -  Alphareta GA 

sejam uma bênção.

Que as suas famílias e as suas comunidades tenham um módico de conforto espiritual na sua memória e que todos nós sejamos meritórios de nos reunirmos com eles em breve com a vinda do Moshiach.


Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld

chabadportugal.com
Shabat Shalom!





Fontes das imagens:

Sem comentários:

Enviar um comentário