quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Parashah da Semana:





Na Parsha desta semana Moisés fala com o Povo Judaico sobre as contribuições necessárias para o uso pela comunidade do Mishcan, o Tabernáculo.

"Tragam por vós próprios uma oferta para D-us; todas as pessoas de coração generoso," (Shemot 35:5)


Muitos comentaristas perguntam-se sobre a curiosa estrutura deste verso. Porque é que a Torá escolheu a palavra “tragam” ao descrever estas doações? Não seria o termo “deem” mais apropriado?

O Rabi Avraham Saba, no seu comentário Tzror Hamor, vê na escolha de palavras neste verso um paralelo com uma aparente peculiaridade que pode ser encontrada numa Mishna em Pirkei Avot.


A Mishna diz-nos que todas as “mesas” ou refeições devem ser acompanhadas de palavras da Torá. (Capitol 3, Mishna 3)


Ainda que esta seja uma maneira simpática de tornar a nossa experiencia com as refeições mais interessante, fica por saber porque é que isto é tão importante. Não seria melhor comer em silêncio para poder ter mais tempo para estudar depois da refeição?


O Rabi Saba explica que o acto de falar em matérias da Torá nos mantém concentrados, quando nos sentamos a comer, em como encarar a comida que temos à nossa frente. Atribuímos esta comida ao nosso talento e ambição ou reconhecemos D-us como a verdadeira fonte do nosso sucesso?


Falar em matérias da Torá durante a refeição é muito mais do que conversa de café. É o reflexo e expressão da nossa mais geral perspectiva sobre as possessões físicas que vamos acumulando.


Neste contexto, a escolha de palavras na Torá também se torna clara. Quando nos apercebemos qual é a verdadeira fonte da nossa riqueza material também reconhecemos que ao fazer uma doação e ajudar uma causa que nos transcende, não estamos meramente a “dar” mas estamos também a “trazer” para nós próprios um Mitzvah que estará connosco para sempre.


Ainda que os nossos bens sejam meramente temporários, o que nós damos, é na realidade o que temos e que fica connosco para sempre.


Shabat Shalom!

Cortesia do Rabino,
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com




Fontes das imagens:
Anna Fine Foer
Vayakhel / Photo by Ilana DeBare

Sem comentários:

Enviar um comentário