segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Myra Mendel e a “Arte do Bem”






"Quão preciosa é a tua benignidade, G-d,

Na sombra das tuas asas os homens encontram abrigo
Da abundância de sua casa eles estão cheios,
Tu que sacias a sede do rio com os teus prazeres "



Uma flor vermelha em plena floração se equilibra em uma haste fina que desce à terra fértil e rica.






É como se as pétalas frágeis, transparentes crescessem independentes da terra pesada, mas percebemos que a flor recebe continuamente o seu alimento a partir do solo e que em breve esta ligação será cortada.

Nossa alma é igualmente ligada à sua fonte de alimento - o Criador de todas as almas. É neste contexto, que a alma sempre anseia, uma sede espiritual que outros prazeres não podem satisfazer.




Da Galeria “Arte do Bem” no Bairro Tzfat, a artista Myra Mandel exibe a sua obra biblicamente inspirada e que reflete a beleza da paisagem da Galileia, as flores, a fauna e o passado bíblico de Israel.


Pintura:

“A minha alma é Pura”

Myra veio para Israel de Montreal na adolescência e estudou engenharia na Technion de Haifa. Mesmo enquanto cuidava dos seus muito jovens filhos, ela continuava a trabalhar full-time como analista de sistemas na área de Tel Aviv, mas depois envolveu-se na pintura e começou a desenvolver a sua arte como um hobby. A sua família comprou uma pequena casa no Bairro dos Artistas de Safed que tinha na altura vários apartamentos para alugar.


“Da escuridão para a luz”


Inspiração Myra é extraída a partir de duas fontes principais que interagem uma com a outra. Ela funde as narrativas da Bíblia com as formas e texturas da natureza. As suas obras são uma resposta visual para a poesia que ela ouve e quando ela lê ou ouve textos bíblicos. Este imaginário poético permite-lhe usar o texto como pano de fundo na sua arte onde funde com as formas graciosas e cores delicadas de paisagens de Israel e da vida vegetal.


“O grande portão”


“Por detrás dos muros do jardim”


As pinturas de Myra são compostas por acrílicos sobre tela ou uma combinação de aguarelas e acrílicos sobre papel, também cria colagens que ela própria compõe usando peças por camadas de papel, de aguarela com tintas acrílicas, rendas e letras de metal. Além disso, ela incorpora nas pinturas de aguarela, tinta de caneta, gravuras de lápis de cor, estampas de madeira e serigrafias de seda.

“A grande janela”


Myra utiliza técnicas mistas que lhe permitem alcançar efeitos únicos, como os de pergaminhos antigos. Muitos de seus trabalhos incluem passagens do Livro dos Salmos, orações judaicas, provérbios dos profetas e os versos do Cântico dos Cânticos. Ela combina textos com paisagens, flores e elementos de arqueologia.

“Haleluia”

Myra escavou uma cisterna na sua casa de Tzfat e abriu a sua galeria "Arte do Bem”. A galeria abre durante o verão. A galeria  “Arte do Bem” , fica localizada  em Tzfat ,no bairro do artista, na Rua Tet Vav, perto do Hotel Rimonim. Nas outras épocas do ano os visitantes podem visitar a sua segunda galeria e esta é permanente e está localizada em Moshav Hemed, próxima do aeroporto Ben Gurion.

“Primavera na Galileia”

“Celebração do casamento”


“Em paz irás descansar”

“O céu e a terra”




Fontes:





2 comentários: